GE-NEWS CURIOSIDADES - QUAL A DIFERENÇA DO COMBUSTÍVEL CARROS E AVIÕES?
Você já parou para pensar como são feitos os
combustíveis de diferente meios de transportes? Bem, os combustíveis para
aviões e para carros são similares, mas você não pode usar o combustível de um
em outro.
O combustível para aviões e para
carros consistem em hidrocarbonetos derivados do refinamento do óleo. O que os
diferem são exatamente a quantidade de hidrocarbonetos em cada um dos tipos. A
gasolina consiste em hidrocarbonetos que contêm entre 7 e 11 átomos de carbono
ligados as moléculas de hidrogênio. Por outro lado, o combustível para avião
contém entre 12 a 15 átomos de carbono, fazendo dele mais denso que a gasolina.
Em termos coloquiais, o combustível para aviões são compostos principalmente de
querosene.
Teoricamente falando, os aviões e
carros poderiam funcionar com o mesmo combustível, mas os ambientes que os
aviões viajam são bem diferentes, um dos fatores são as temperaturas.
Temperaturas em voo podem chegar a –30ºC. A esta baixa temperatura,
a gasolina provavelmente iria congelar. Esta é a razão principal, a
querosene é usada nos aviões porque ela iria congelar apenas a -47ºC.
A querosene comum de aviação tem um ponto de fulgor entre 38ºC e 60ºC, ou seja, somente produz vapores inflamáveis a partir das temperaturas acimas. Para efeitos de comparação, a gasolina tem um ponto de fulgor de -42,8ºC, sendo, portanto, muito mais perigosa. Dado o menor ponto de congelamento do combustível e o ponto de inflamação mais alto, a querosene tem uma faixa de temperatura operacional segura muito mais ampla.
A querosene comum de aviação tem um ponto de fulgor entre 38ºC e 60ºC, ou seja, somente produz vapores inflamáveis a partir das temperaturas acimas. Para efeitos de comparação, a gasolina tem um ponto de fulgor de -42,8ºC, sendo, portanto, muito mais perigosa. Dado o menor ponto de congelamento do combustível e o ponto de inflamação mais alto, a querosene tem uma faixa de temperatura operacional segura muito mais ampla.
A outra diferença entre gasolina e
combustível para aviões são os aditivos injetados na mistura. Produtos
químicos antiestáticos, agentes de degelo, agentes anticorrosivos e agentes
anti-bacterianos são adicionados a querosene para garantir que não haja
circunstâncias inesperadas em pleno voo.
A querosene pode realmente ser usada nos carros, mas somente nos motores diesel. Querosene e diesel são semelhantes o suficiente para permitir a funcionalidade dos motores.
A querosene pode realmente ser usada nos carros, mas somente nos motores diesel. Querosene e diesel são semelhantes o suficiente para permitir a funcionalidade dos motores.
CURIOSIDADES GE-NEWS
Edição Clirlei Carvalho
Ge news administrador: Gilberto Espindola
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