VETERINÁRIA FALA SOBRE A GRIPE CANINA.
Os cães, da mesma forma que os humanos, podem contrair gripe.
A doença é conhecida também como “tosse dos canis” ou “traqueobronquite infecciosa canina", pode ser causada por vírus e bactérias, entre outros microorganismos.
É preciso ter cuidado ao levar seu pet em hotéis, pet shops, parques e até mesmo em passeios pela rua, pois a transmissão pode ocorrer pelo ar, através do contato com animais doentes , objetos contaminados (potes de água ou comida por exemplo) e pessoas podem ser portadoras do vírus em suas mãos ou roupas. Seres humanos não pegam gripe dos cães.
O sinal mais comum da gripe é uma tosse seca, forte, persistente, sendo muitas vezes confundida pelos tutores como um “engasgo” , o pet pode apresentar febre, corrimento nasal, falta de apetite e apatia, em animais muito jovens ou com imunidade comprometida a doença pode ser mais agressiva, levando ao desenvolvimento de pneumonia, exigindo desta foram, maior atenção e cuidados. Ao observar qualquer um dos sinais citados acima, é importante procurar atendimento veterinário.
O veterinário após a avaliação clínica poderá solicitar um teste de anticorpo específico para diagnosticar a gripe , através de coleta de sangue ou de secreções respiratórias (no inicio da infecção).
Nao existe tratamento especifico para esta doença, apenas de suporte, mantendo o animal hidratado, em repouso, manter animal abrigado e aquecido, se necessário, são utilizadas medicações para aliviar alguns dos sintomas, antibióticos para tratar infecções secundárias ao vírus, em casos mais graves pode ser necessário internação.
Existem vacinas utilizadas para previnir a tosse dos canis, a vacina injetável, onde são aplicadas duas doses com intervalo de 21 dias e também a vacina intranasal ,que é aplicada diretamente na narina do cão, sendo preciso apenas uma dose para seu pet ficar protegido. As vacinas podem ser aplicadas a partir de 8 semanas de idade, ficando sua indicação à critério do médico veterinário.
Cuide bem do seu amiguinho !!
CRIS BENELLI Veterinária AGROPECUÁRIA BINHO FONE (41) 3663- 5050
GE NEWS AGRADECE.
GILBERTO ESPINDOLA

Comentários
Enviar um comentário