Ge News ARTESANATO AJUDAM DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA.

Aulas de artesanato ajudam no desenvolvimento
 motor e psicológico da criança.

Quando o assunto é educação, muito se fala sobre alternativas que possam auxiliar as crianças nos estudos. O artesanato aparece como uma das ferramentas que mais beneficiam no desenvolvimento da criança. Concentração, disciplina e criatividade são algumas das consequências desse aprimoramento do lado artístico dos pequenos e ajudam, não só na escola, mas também na vida em sociedade.
 
A imaginação é uma das coisas mais aproveitadas na infância. Por meio de desenhos ou até mesmo rabiscos com lápis de cor, a criança começa a transpor aquilo que vem de dentro dela e passa a colocar suas emoções no papel. A atividade, também conhecida como trabalho manual, seria a evolução do desenho para algo físico.
 
 Por ser uma atividade leve e descontraída, a entidade insere o artesanato indiretamente em quase todas as atividades trabalhadas. Escolas e projetos relatam, que o trabalho manual entrou como um complemento educativo e lúdico na rotina das crianças. “Colocamos aulas de artesanato na rotina das crianças de forma educativa. Nós trabalhamos coordenação motora, a disciplina, o trabalho em equipe e várias outras coisas. Elas aprendem até matemática. Quando fazem bordados como o ponto cruz, eles trabalham com números. A pintura em tecido, por exemplo, desperta o lado artístico da criança e a criatividade.”
 
Além das qualidades já citadas, o artesanato também trabalha o lado psicomotor da criança, tornando-se uma terapia. A psicopedagoga e professora de artesanato, Adriana Teixeira, afirma que o trabalho artesanal também ajuda na aceitação da criança, de forma que ela passe a ter confiança em si mesma. “Existem muitas crianças que não se acham capazes de fazer uma determinada coisa, muitas vezes já desistem logo na primeira vez por achar que não vão conseguir. E o no artesanato isso não é diferente. Então, o primeiro objetivo é mostrar para ela que ela é capaz sim. Isso vai trabalhando a autoestima, a socialização da criança, além da concentração.”

Quanto à preparação da aula, Adriana conta que toma cuidado com a elaboração dos trabalhos. Ela pesquisa na internet e em revistas de artesanatos, atividades que sejam condizentes com as idades das crianças. “A partir dos 11 anos eles conseguem trabalhar sozinhos, mas antes dessa idade é importante adaptar o artesanato. Para os pequenos é algo mais lúdico. Nós fazemos, por exemplo, joguinhos de forma artesanal, como jogos da velha”. Além disso, Adriana diz que é importante inserir materiais recicláveis no ensino. “Dou preferência para os materiais recicláveis, por que é mais fácil para eles trazerem de casa, sem ter necessidade de comprar alguma coisa.
E também é possível trabalhar essa coisa da conscientização da reutilização
dahttp://www.metodista.br/rronline/noticias/educacao/2013/04/aulas-de-artesanato-ajudam-no-desenvolvimento-motor-e-psicologico-da-criancas coisas. ”
http://www.metodista.br/rronline/noticias/educacao/2013/04/aulas-de-artesanato-ajudam-no-desenvolvimento-motor-e-psicologico-da-crianca
 GE News edição Clirlei Carvalho
 Gerenciador Gilberto Espindola
Colaborador
Eurico Dino ( vereador Colombo Pr)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GE NEWS GALERA DO BEM ! GENTE QUE FAZ !!!

GE NEWS GENTE QUE FAZ ! JAMES MARÇAL - MÚSICA DE RUA

GE News. CASA HISTÓRICA COM MAIS DE 300 ANOS...