GE NEWS - VOCÊ TEM INSÔNIA? SAIBA O POR QUE? COMO TRATAR...

 O que é insônia?
Insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade em adormecer e manter o sono. É um transtorno extremamente comum que atinge 1 em cada 5 pessoas e que pode ser resolvido com o tratamento adequado.

O ritual é o de sempre: preparar-se para dormir, apagar as luzes e deitar na cama. Sempre funciona. Mas, nos últimos dias, o sono simplesmente não vem. É a temida insônia, condição que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo, e que pode ou não estar relacionada a problemas mais graves.
A insônia é caracterizada pela dificuldade em pegar no sono ou permanecer dormindo. Em muitos casos, também pode dificultar quando a pessoa tenta voltar a dormir após ser acordada por algum evento externo. Suas causas estão relacionadas a maus hábitos, como uso de aparelhos eletrônicos e alimentos estimulantes logo antes de dormir, distúrbios psiquiátricos e até mesmo doenças.
 

Causas da insônia
Saber o quê causa a insônia é o primeiro passo para se livrar dela. O problema é que existe uma infinidade de causas possíveis para o problema, sendo que algumas podem ser facilmente resolvidas enquanto outras, infelizmente, precisam de um tratamento mais complexo. Entenda:
Estresse
O conceito de estresse é qualquer tipo de evento externo que altere o estado de equilíbrio do organismo. No caso da insônia, o estresse mental é um dos principais vilões.
 Problemas em casa, no trabalho, situações maçantes que causam a exaustão, são todos fatores que contribuem para um nível aumentado de estresse que, por sua vez, pode impedir uma boa noite de sono para se recuperar de tudo isso.
 De modo geral, insônias causadas por estresse são curtas, pois os períodos de estresse intenso não costumam durar muito. A menos, é claro, que haja algum transtorno mental envolvido. Mas falaremos mais sobre isso depois. Por enquanto, basta saber que o estresse mental pode ser a causa dos seus problemas para dormir e que, felizmente, simples mudanças em hábitos rotineiros podem ajudar no problema
 Ambiente e hábitos inadequados
O ambiente onde se dorme é de extrema importância para que se possa ter uma boa noite de sono. Locais desconfortáveis, barulhentos e com muita luz dificultam bastante na hora de adormecer.
 A luz atrapalha a produção de melatonina, substância conhecida como hormônio do sono, e a presença de outros estímulos chama atenção do cérebro, impedindo-o de descansar. Por isso, hábitos como o de utilizar aparelhos eletrônicos logo antes de dormir pode ser uma das causas da dificuldade em pegar no sono.
 Estilo de vida
Pessoas que estão sempre viajando e sofrem com o jet lag ou aqueles que trabalham em turnos e não têm hora definida para ir dormir e acordar todos os dias são fortes candidatos para sofrer de insônia.
Transtornos mentais
Quando se trata de insônia crônica, a causa pode estar em um transtorno mental. Isso pode ser por conta do estresse que essas condições trazem, assim como disfunções na química cerebral, que influencia muito nos padrões de sono.
 No caso da depressão, por exemplo, um neurotransmissor chamado serotonina pode estar em falta. Dentre outras funções, esse neurotransmissor é responsável pela regulação do sono e do humor.
 Vale lembrar, também, que a falta de sono pode alterar algumas estruturas no cérebro e, com isso, ajudar no desenvolvimento de transtornos de humor como a depressão. Assim, pode-se muito bem tratar de um ciclo vicioso.
 Outras condições associadas à insônia são ansiedade, stress pós-traumático, esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, hiperatividade, etc.
 Condições médicas
Não raramente, a insônia pode estar sendo causada por doenças fisiológicas. Algumas delas são:
Transtornos neurológicos
Transtornos hormonais
Hipertireoidismo, menopausa, TPM e síndrome de Cushing, são todos exemplos de transtornos hormonais que podem dificultar o sono.
 Problemas respiratórios
 Síndrome das pernas inquietas
Dores crônicas
Problemas gastrointestinais
 Medicamentos e substâncias
Antidepressivos, cafeína, nicotina, anfetaminas, metanfetaminas e cocaína são drogas que, quando usadas, estimulam o SNC. Já a abstinência de álcool, nicotina, benzodiazepínicos, antipsicóticos, opióides e anticonvulsivantes podem dificultar o sono.
 Quem sofre de insônia?
Existem alguns grupos de risco para a insônia, embora ela possa aparecer em qualquer pessoa, por qualquer motivo. São eles:
 Viajantes: MulheresTrabalhadores em turnos: Idosos: Mulheres grávidas Usuários de drogas:
Pessoas com distúrbios mentais:
Insônia infantil
Apesar da insônia em adultos ser bem conhecida, pouca gente sabe que bebês e crianças podem sofrer com o distúrbio também. Mas calma! Nem sempre é algo grave. Entenda como ocorre a insônia infantil:
 Em bebês
Muitas mães conhecem aquela velha história do bebê que acorda e chora a noite toda. Isso pode acontecer, é claro, algumas vezes por semana. O problema é quando acontece todos os dias, e sem motivos aparentes. 
Vale lembrar que, algumas vezes, é normal que os bebês tenham problemas com o sono. Pra começo de conversa, eles nem mesmo sabem qual o horário certo pra dormir e, muitas vezes, tem dificuldade em pegar no sono sozinhos. A fome e as cólicas também tem um papel importante na hora de dormir.
Usar sempre de artifícios como brinquedinhos, mamadeira, entre outros, para ajudar o bebê a dormir também não é uma boa ideia, pois ele acaba por criar associações não conscientes entre essas coisas e a hora de pegar no sono. Assim, ele acaba nunca aprendendo a iniciar o sono sozinho.
 Em crianças
Dormir é extremamente importante para criança poder crescer saudavelmente, visto que é durante o período de sono que o hormônio do crescimento é liberado no corpo da criança.
A principal causa de insônia nas crianças, assim como em bebês, é o ambiente inadequado e agitação logo antes de dormir, além da falta de horários fixos.
Insônia: o que fazer?
Muitas vezes, a insônia não está relacionada a algum problema mais grave e, por isso, algumas pessoas podem tentar resolvê-la em casa. Algumas dicas para isso são:
 Tenha horários fixos para se deitar e acordar;
Faça atividades relaxantes antes de dormir, como tomar um banho morno ou ouvir música calma;
Use cortinas, blackouts, máscara para os olhos e protetores de ouvido para evitar que estímulos externos como luzes e sons atrapalhem seu sono;
Evite cafeína, nicotina, álcool, certos medicamentos e fazer exercícios algumas horas antes de ir dormir;
Outra coisa a se evitar é o uso de telas de aparelhos eletrônicos logo antes de dormir. Ou seja, nada de telefone celular, tablets, computadores, Netflix…
Evite tirar sonecas durante o dia, pois podem atrapalhar o sono da noite;
Antes de se deitar, faça uma lista sobre suas preocupações e o que você pode fazer por elas — deste modo, seu cérebro não ficará ruminando as ideias enquanto você tenta dormir.
Evite utilizar medicamentos sem prescrição antes de dormir, pois muitas vezes não tratam o problema e podem ter efeitos colaterais bem sérios. Caso você precise muito de alguma ajuda para dormir, sempre consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento.

Quando devo procurar um médico?
Sabemos que é normal ter insônia uma noite ou outra, especialmente ao sofrer períodos de estresse. Sendo assim, quando saber a hora certa de procurar ajuda?
 É simples: se você tem qualquer suspeita de que há algo errado com seu sono, vá ao médico. Passar uma ou duas noites em claro nem sempre é tão ruim, mas depois de 3 semanas vivendo esse pesadelo acordado, é difícil pensar que está tudo bem, especialmente se houve mudanças de hábitos do sono que não surtiram efeito.
As especialidades médicas que podem te ajudar com esse problema são o clínico geral, neurologista e psiquiatra.
Insônia tem cura?
Felizmente sim, a insônia tem cura. Mas para que ela seja alcançada, vai depender de diversos fatores, como suas causas e tratamentos administrados.
Algumas pessoas podem ter insônia durante apenas um período, por motivos específicos, enquanto outras poderão ter que lidar com crises durante toda a vida. Cada caso é um caso e deve ser avaliado como tal.

 Como tratar a insônia?
O tratamento da insônia vai depender de suas causas.  
Ao se deitar e não conseguir dormir, deve-se levantar novamente e fazer outras atividades — relaxantes, de preferência — até que o sono venha. Então, pode-se deitar novamente.
 Com o tempo, o corpo irá se associar a cama e o horário de dormir com o sono, sendo mais fácil ir dormir no horário correto todos os dias.
 Medicamentos para insônia
Em alguns casos, os médicos podem receitar medicamentos para o tratamento da insônia primária. No entanto, antes de qualquer coisa, outros tratamentos devem ser tentados, visto que os medicamentos sedativos geralmente possuem efeitos colaterais graves e alguns podem até mesmo causar dependência.
 https://minutosaudavel.com.br/insonia-o-que-e-causas-tratamento-remedios-e-o-que-fazer/
GE NEWS DICAS 
GERENCIADO 
GILBERTO ESPINDOLA

EDIÇÃO CLIRLEI CARVALHO


Comentários

Mensagens populares deste blogue

GE NEWS GENTE QUE FAZ ! JAMES MARÇAL - MÚSICA DE RUA

GE NEWS GALERA DO BEM ! GENTE QUE FAZ !!!

GE- NEWS: MÃE DE MENINOS CAMPEÕES MUNDIAIS DE JIU -JITSU, VENDE DOCES E SALGADOS PARA MANTÊ-LOS COMPETINDO.