GE NEWS COLOMBENSE DE CORAÇÃO, ESCRITORA E ATIVISTA DA ARTE

LIRA AGIBERT 
UMA ESCRITORA E ATIVISTA DA ARTE
Olá tudo bem? estamos aqui para mais um encontro especial, pois vou homenagear as mulheres através da professora, cantora lírica, escritora e poeta humanista, Lira Maria Silva Agibert. Essa artista que atuou e atua também em outras áreas da arte como do Canto Lírico, e faz disso  momentos especiais para todos que a ouvem.  Colombo tem orgulho de tê-la como moradora da nossa cidade a cerca de 28 anos. Lira Agibert nascida em Prudentópolis escolheu Colombo para viver atuando como Professora e lecionando para crianças, jovens, adultos e idosos.
Ao longo de sua carreira atuou na música lírica como cantora no coral da Universidade Estadual do Paraná para inauguração do Teatro Guaíra ( 1983- 1984). Desde 2015. Lira Agibert, conta com quatro livros em sua biografia, são eles: “Memórias de Virka, A alquimista” – 2014, “Domingo, A Pipa é o Vento” 2015, “O Enigma do Talismã de Madrepérola” - 2016 e “Entre as Paralelas do Arco-íris” - 2016.  
Memórias de Virka, A alquimista – 2014 é um livro poético e também uma autobiografia em forma de poesia. O livro fala dos amores, anseios, desamores e reconstrução, fatores importantes para a formação do seu caráter empreendedor.
O livro “Domingo, A Pipa é o Vento” lançado em 2015 aborda temas filosóficos e reflexivos e ao mesmo tempo mostrando uma Lira Agibert que além de defender seu lado ativista, a levou para transformações do seu mundo exterior em reconstrução. A poesia foi uma forma que encontrou para continuar lutando e evoluindo em busca de seus ideais humanísticos.
Publicado em 2016 o livro “O Enigma do Talismã de Madrepérola” é um conto infanto-juvenil que aborda a defesa do meio ambiente, misturando mitologia grega a uma viagem pelos espaços geográficos do Paraná.
E o último livro “Entre as Paralelas do Arco-íris” escrito em 2016 é considerado uma de suas obras mais importantes, pois além de romance atrativo, trata da imigração no Brasil e no Paraná do final do século XIX, uma das maiores levas imigratórias que conta a saga dos imigrantes italianos, ucranianos poloneses e alemães. O livro conta os dramas dos viajantes e seus problemas enfrentados viajando para um destino incerto. O desembarque no Porto de Santos e Paranaguá conta com meticulosidade sobre a importância histórica de uma nova era brasileira, onde buscava-se liberdade, autonomia e ascensão nacional. O livro revela também momentos importantes para o Paraná na formação de seu povo com a chegada dos imigrantes fugindo da guerra e se estabelecendo em Terras do Sul.
Em agosto de 2015 foi empossada conselheira da cultura na área de literatura  de Colombo onde contribui com sua larga experiência, incentivando novos talentos literários e líricos através de seu Projeto (PINTLL) Incentivo à Novos Talentos Líricos e Literários que dá a conhecer nas Escolas, por onde passa  voluntariamente.
Em 2015 também recebeu o título de Membro Efetivo do CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ, para orgulho dos Prudentopolitanos e Colombense, no Paraná.
A escritora e poetisa atualmente, trabalha em nova obra infantil, para crianças que estão na primeira fase do Ensino Fundamental e que em linguagem poética aborda temas sobre a intolerância e Acessibilidade, grandes causadores da exclusão do ser humano. A escritora ainda ministra palestras em eventos nas universidades, escolas onde é convidada. Agradecendo a oportunidade de falar dessa  artista escritora do Paraná, deixamos aqui uma de suas poesias ativistas.

 
                                                                       LIRA AGIBERT 
POESIA
 O DIA DA TERRA
(Lira Agibert)
Olhei em sol poente
Um pinheiro varonil
Meu coração ardente
Gritou vivas ao Brasil

Adiante, andei errante
Sobre as águas deslizei
Era cansaço de andante
 A suspirar no paraíso

Hoje, a flora geme
Fauna exige respeito
Não larguemos o leme
PROTEÇÃO é prioridade
Além de ser um direito
Para a posteridade
 MATÉRIA GILMAR LIMA,COLABORADOR GE NEWS, CONTANTO UM POUCO  DA HISTÓRIA DE UMA MULHER  GUERREIRA.  
Gilmar R. de Lima
  Produtor Cultural
 Fone: 41 9 96496528
GE NEWS GERENCIADOR
GILBERTO ESPINDOLA
41 999592468

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GE NEWS GALERA DO BEM ! GENTE QUE FAZ !!!

GE NEWS GENTE QUE FAZ ! JAMES MARÇAL - MÚSICA DE RUA

GE News. CASA HISTÓRICA COM MAIS DE 300 ANOS...